Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Rogando Entre Nós

Por que nós nascemos? Por que tantas pessoas são diferentes? Por que umas pessoas nascem privilegiadas e outras não? Por que a Revolução Francesa não serviu de nada? Por que pessoas acham que vão para o céu por ajudar os que precisam? Por que outras pessoas acreditam ser escolhidas por Deus? Por que precisamos crer em Deus? Por que debochamos da ingenuidade alemã diante da filosofia nazista e continuamos a crer religiosamente na Globo? Ou na Veja? Ou na Record? Ou no Silvio Santos? Ou em Marx? Ou no que nós escrevemos aqui? Por que precisamos de um amor? Por que precisamos dar amor? Por que o Collor foi eleito... e reeleito? Por que as pessoas vivem? Por que acreditamos em respostas sem sentido? Por que não há sentido? Por que nos achamos racionais? Por que comemoramos um gol? Por que eu sou vascaíno se meu pai era botafoguense... e minha mãe tricolor? Por que os velhos só agora reclamam? Por que os novos não quase sempre obedecem? Por que eles têm juízo? Por que não temos paz mundial? Por que só mulheres venezuelanas se preocupam com isso? Por que mandamos militares ao Haiti? Por que eles acreditam no nosso altruísmo? Por que nós acreditamos que somos altruístas? Por “quem” os militares morrem? Por que achamos que basta bater palmas? Por que os carros poluem? Por que os carros são caros? Por que há milhares explorados pelas produtoras de automóveis? Por que eu quero comprar um carro? Por que as prostitutas alugam seu corpo? Por que achamos imoral? Por que eu quero transar com elas? Por que você me criticou automaticamente quando leu isso? Por que somos hipócritas? Por que temos que agradar? Por que temos medo? Por que causamos medo? Por que não há respostas? Por que há tantas perguntas? Por que eu envelheço e fico experiente? Por que não há experiência quando há energia e tempo para usá-la? Por que minhas experiências não valem de nada? Por que deveriam valer se vou morrer? Por que ainda erro? Por que há o certo? Por que você não se preocupa comigo? Por que não nos conhecemos? Por que você vai morrer? Por que devemos fazer coisas boas? Por que precisamos aceitar verdades? Por que devemos crer no inferno para sermos bons? Por que não podemos ser bons? Por que não podemos ser maus? Por que meu time tá na segunda divisão? Por que o Dunga é técnico da seleção? Por que isso me preocupa? Por que me desviam a atenção? Por que deixo desviarem minha atenção? Por que eu tenho preguiça para trabalhar? Por que eu não recebo um salário justo? Por que me dizem que devo agradecer por ter um emprego? Por que devo rezar e agradecer por ser explorado? Por que eu creio que alguém me escuta? Por que Deus apontou para o Romário e o encheu de dívidas? Por que nada é nossa culpa? Por que os assassinos (e os pastores) culpam o diabo? Por que pessoas acreditam nele (no assassino)? Por que pessoas acreditam nele (no diabo)? Por que pessoas acreditam nele (no pastor)? Por que os norte-americanos podem lançar bombas no Oriente? Por que o Obama não pode olhar pra bunda de uma brasileira? Por que dizem que a bomba de fusão é a melhor arma? Por que a Bíblia foi democratizada? Por que não a proibiram em Genebra? Por que o homem quer fazer o que der na telha? Por que achamos que isso é que é ser livre? Por que há tantos conceitos? Por que não acreditamos em nós? Por que temos medo de nós? Por que votamos para pessoas como nós dizerem o que devemos fazer? Por que alopramos quando somos revistados pela polícia? Por que a chamamos quando queremos que alguém seja revistado? Por que está cansado? Por que não descansa? Por que eu e meus amigos acreditamos na diferença que podemos fazer nesse blog? Por que eu quero fazer a diferença? Por que então já fui chamado de niilista? Por que não desliga o computador e vai dormir?

Ulisses Figueiredo.
Próxima segunda, dia 26/10: "Não adianta trancar-se, confinar-se. Fazendo isso, fica mais perto do inimigo, e isso não garante maior facilidade na solução dos problemas!" A CASA NA MONTANHA, de Diego Sandins.

9 comentários:

  1. Your text is quite reflective!

    Congratulations!

    ResponderExcluir
  2. camarada ulísses. com algumas adaptações e ajustes, isso aí dá uma ótima letra de música: pense nisso. a mensagem via músical normalmente ecoa mais que a simplesmente escrita, como é o caso do nosso blog não muito freqüentado. ecoar é importante. ecoar é preciso. viver não é preciso (?).

    ResponderExcluir
  3. poww, esse foii um dos melhores!!!!parabenss rapaa tantas perguntas obvias, q na maioria das vezes naum temos a resposta!!!axu q e porq o mundo gira em torno das perguntass e naumm das respostas!!!

    abraçooo

    ResponderExcluir
  4. O homem se distingue das outras espécies (até onde se sabe) pela surpreendente capacidade de questionar-se sobre o universo à sua volta. No princípio, nossa espécie criou deuses, os quais acreditavam possuir todas as respostas. Hoje em dia, a ciência é uma ferramenta que funciona brilhantemente bem respondendo à questões de caráter físico, químico ou biológico e mostrou como a religião fracassa em responder às mesmas questões. Podemos dizer que a religião "explica" tudo aquilo que a ciência "ainda" não consegue explicar. E isso é algo que depende única e exclusivamente do ser humano e sua incrível capacidade de buscar a compreensão do mundo ao seu redor, e ele faz isso através de perguntas, muitas perguntas! É como disse Carl Sagan: "Nós, humanos, somos uma forma de o Cosmos conhecer a si mesmo".
    Evidentemente algumas perguntas não serão respondidas pela ciência, muito menos pela religião nem em 1000 anos! Mas, seguindo o raciocínio de meu amigo Ulisses: "Por que tudo tem que ter resposta?"

    ResponderExcluir
  5. Porque eu perdi minutos da minha vida lendo esse texto infantil?

    ResponderExcluir
  6. Por que você pergunta tanto? hhehehehehe... Brincadeira...
    Questionar é a ação mais humana de todas.
    E são essas parguntas que respondem a pergunta sobre por que acreditar em Marx.
    É, não tem jeito. Eu sou marxista e proselitista também.
    Muito bom texto!
    Abração, meu caro!

    ResponderExcluir
  7. Infantil...
    Espero de verdade que no planeta dele as crianças questionem-se dessa maneira. rs

    ResponderExcluir
  8. "Por que gostei tanto do texto?"

    Bem, pra muitas perguntas não há respostas, mas para essa que eu fiz, basta ler o texto.

    Muito bom, Ulisses.

    Te reitero, queisera eu que mais pessoas agissem de maneira tão "infantil".

    Bem, eu continuo achando que "infantil" " e palhaço" não são xingamento, mas o "fedelho" aki, entendeu o arremdo de tentativa de depreciação. viva a diversidade, mas viva a inteligencia tbm.

    abs

    ResponderExcluir
  9. Esse texto nos faz retomar a questões não muito analisadas pela sociedade.
    Através dele também percebemos que tudo está pautado em "pequenos" e "grandes" questinoamentos,tornando possível e ao mesmo tempo impossível, chegar a uma idéia concreta.
    Percebe-se que nem sempre os "grandes" questionamentos são os mais importantes,pois muitas vezes os mais simples despertam maior valor crítico.
    Isso ocorre devido ao fato de os "grandes" questionamentos serem, na maioria das vezes, imaterializados pela sociedade.
    Enfim, pode-se concluir que, ao certo, não podemos concluir nada sobre as demais coisas mundanas.

    ResponderExcluir