Páginas

domingo, 20 de setembro de 2009

Para Não Morrer Com A Gente

Edson Conceição E Aloísio - Não Deixe O Samba Morrer
"Não deixe o samba morrer/Não deixe o samba acabar/O morro foi feito de samba/De samba pra gente sambar/Quando eu não puder pisar/Mais na avenida/Quando as minhas pernas/Não puderem agüentar/Levar meu corpo/Junto com meu samba/O meu anel de bamba/Entrego a quem mereça usar/Eu vou ficar/No meio do povo espiando./Minha escola perdendo ou ganhando/Mais um carnaval/Antes de me despedir/Deixo ao sambista mais novo/O meu pedido final/Não deixe o samba morrer"

Pode parecer que eu falo de fim, mas não...O meu fim é falar de algo que começa e não acaba.Somos o que fazemos. Somos aquilo que nos predispomos a fazer para que nossa existência não seja nula, inútil.Não falo no sentido de futilidade.O sentido é: que adiantaria fazermos coisas formidáveis só para si mesmo?Me diz... Você regaria uma flor que só você pudesse sentir o aroma? Plantaria uma árvore que só você pudesse usufruir do árduo trabalho dela de limpar o ar que você respira? Ou mesmo pintar um quadro que só você pudesse ver?Não... Não ia.Também não estou falando de "voluntariado" pura e simplesmente.É uma coisa conjunta, contínua, você faz para os outros também, mas você é participante, é um andar junto, produzindo junto.Se fazemos samba, é pra que a gente sambe, como sugere a música.Formular ideias, realizar ações positivas, ajudar, compartilhar, cooperar, tudo isso deve ser conjugado. Essa é a essência.Fazer com que após a uma conversa, uma outra pessoa pense no que você falou, reflita e diga: “é... isso faz sentido, por que não pôr em prática?", falar: "essa conversa não me fez gastar tempo, me fez ganhar tempo!", "ih... não é que eu posso usar isso na minha vida?".Sem notar, (a princípio, pois, como o tempo você acaba notando, óbvio) você vai propagando uma chama... plantando uma semente. Fazendo com que seus esforços não sejam em vão, que suas ações encontrem moradia no peito de
outras pessoas, contagiando outras e outras.Contagiar! Você agir para que o que você quer de bom, as ideias, as vibrações, o que você quer mudar de errado, o que quer manter (e por que não aumentar, ou melhorar ainda mais?) de bom.Contagiar para que quando você estiver sem forças, quando estiver na parte de baixo da roda gigante ou desmotivado, sempre tenha alguém para contagiar você. Que as pessoas sintam que sua existência não foi em vão, e que através de você, muitas coisas aconteceram, você foi importante para uma pessoa, para muitas delas. Para que no dia que você não existir como corpo vivo, sua alma esteja viva naquilo tudo que você deixou.Quando não puder desfilar na avenida da vida, poderei sentir que a samba não atravessará, pois parte do coro, fará parte de mim, terá gente mostrando no pé, o que passei tentando passar; e em algum lugar estarei dando minhas batidas no repique, que só foi possível porque muitos outros assim tomaram essa batida.Ao contrário do que o título sugere, prefiro não falar no passado, acho que falar no presente é mais compatível.Só para reforçar, eu não sou nem quero ser “a única voz da razão", mais do que ensinar algo, estou aqui para aprender. Para receber e passar as jóias, e não somente bijuterias... entregar para quem merece usá-las e tentar ser merecedor delas também.Meu pedido final, para mais novo e mais experiente sambista, letrista, turista, artista...... para “a gente" é:Não deixe o samba morrer......deixe a morte sambar!



Diego Sandins.
Próxima semana, dia 28/09: "...raros como diamantes, mas quando surgem fazem do mundo um lugar melhor." TIPOS IDEAIS, de Bruno Dutra.

4 comentários:

  1. Eu fico feliz que esse texto tenha sido o escolhido por Sandins para sua estréia. Lembro da época em que ele foi escrito: logo após nossa conversa em janeiro deste ano e que deu origem a esse blog.
    Espiritualidade total à flor de nossa pele. Esse texto (como eu já havia dito antes) é um estandarte a ser defendido aqui. E uma lição do que importa a ser defendido em todas as vidas.
    Nós nascemos.... nós iremos morrer. A mãe-Terra nos deu esse presente. Esses dois presentes. É questão de delicadeza retribuirmos deixando algo de bom para ela. Que deixemos nosso samba!! Que ele não morra... que nos faça vivos!!! Que faça a todos muito vivos!!!
    Que hajam muitos e muitos "Clóvis" por aí!!

    Obrigado pela motivação que me deu ao ler esse texto... me faz lembrar o "porquê".

    ResponderExcluir
  2. "sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade"(r.seixas). é isso aí. pena que não vivamos num mundo de sonhadores mútuos. legal seria um lugar em que mais pessoas fossem merecedoras de compartilhar sonhos, merecedoras de usá-los. mas quem sabe a gente não chega lá...

    ResponderExcluir
  3. A obrigação do ser humano quando olha pro lado e avista outro monumento de carne que se identifica é de partilhar mesmo. Temos que aprender que roçar um cérebro com outro produz filhotes lindos.

    ResponderExcluir
  4. Quando pessoas como esses tres aí de cima comentam um texto seu, é a hora de dizer: "sim... vale a pena escrever!". Obrigado.

    Ulisses, que ótimo que o texto tenha servido de inspiração é pra isso que eu escrevo. é uma bandeira, um estandarte, um bate bola, para nós que somos palhaços e bate-bolas ao mesmo tempo.

    Não morrerá! Propagaremos a chama,sempre

    ResponderExcluir