Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sabão de Côco

Corrí pra janela rezar quando vi a lua cheia me lambendo o cóccix nessa noite calorenta do hell de jano, sei que o mar, aquele infinito limpador de almas deve estar numa espécie de máquina de lavar carregando meus desejos-impecilhos pra áfrica (é o lugar mais longe que pude pedir, na verdade seria ótimo, porque aí minha mãe mandava um afago nas minhas costas direto de suas entranhas para dentro das minhas raízes) e minha vontade é de que meu coração se acalme, é, sempre peço calma para ele porque não agüento mais esse descompasso, esse signo que ataca ferozmente meu estômago como um câncer, que de fato é o signo que me rege, peço que eu saiba o que será de mim quando a tarde terminar assim e que eu pare de despejar palavras doces e bonitas pra homens que merecem tanto, porque eu quero escutar palavras doces e bonitas dos homens que me merecem tanto, eu tenho escrito muito sobre meu coração, gostaria de escrever sobre carros, confeitos, pombos e avenidas, mas na velocidade que minha cabeça anda, e em como eu me sinto uma criança atrapalhada quando abro a boca, tenho medo de ser uma falsa paris, um falso glamour, um asfalto há muito não olhado com vontades, é, eu sei escrever sobre carros, confeitos, pombos e avenidas sim, agora é noite e para ser mais precisa nesse meio do texto já são vinte-e-duas-e-um e a tarde assim aqui é assim mesmo, lá no fundo as crianças brincam e se perguntam secreta e telepaticamente sobre os mistérios do planeta, na verdade elas participam sendo o mistério porque crescem e se negam a dar as respostas já que quando a gente fica esticado na idade vai encurtando a liberdade em averiguar porque as baratas que são tão pequenas e nojentinhas sobrevivem às bombas nucleares (o que quer que sejam bombas nucleares) e as pessoas não, elas-crianças conversam sobre as respostas corretas e deus sabe como seria bom ser curto na idade pra me lembrar dos enigmas do ser-feliz, ainda saber do leve, do pisar macio, do velocípede rapidão e de olhar diretinho pro sol com pescoço em riste sem medo ficar ceguinho, eu olhei pela janela e a lua já subiu até onde meu olhar alcança, senti o balançar da última lavagem do dia e tá agora escorrendo tudo pelo cano de limpeza, ficou branco de repente, meus pés pisaram em solo sagrado e senti o amparo dos seios fartos cheios d’água amniótica me embalando pelo dorso. e amanhã, amanhã quando rebentarem-se as águas que eu saia na velocidade da luz pra nascer em novos desejos e medos.

Danielle Ribeiro.
Próximo domingo, dia 15/11: "Ele queria ser uma estrela de fogo, recusando-se a uma vida (morte) comum, com seus crediários, sermões, noticiários forjados..." A VIDA É FOGO, de Luciano Fortunato.

3 comentários:

  1. Que maravilha...

    essa metáfora corporal e celeste

    é muito sensual e brilhante( pra continuar na metáfora)

    àsvezes parabenizo, dessa ves devo agradecer pelo texto. me emocionou.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nas longínquas terras paracambienses existe uma pequena rima lendária que poucos entendem sua intensidade (que a torna até mesmo em um ditado):

    DE JANEIRO A JANEIRO, SÓ DANI RIBEIRO!!!

    Agora, acho que todos os leitores do blog entendem isso!!!

    ResponderExcluir