Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Geração X?

Há alguns anos, quando ainda moleque, escutei de um professor de História que todos nós que nascemos na década de 1980 havíamos sido classificados como a “geração x”. Ele estava querendo dizer que não se sabia ainda qual o papel de nossa geração no mundo. Nós seríamos uma incógnita. Hoje eu compreendo melhor o que ele disse e, mais que isso, percebo o que nossa geração representa. O mundo está andando muito depressa. As notícias, as tecnologias, tudo ao mesmo tempo rápido e obsoleto. Até mesmo as gerações estão se tornando obsoletas. Há quem diga que hoje em dia a diferença entre as gerações seja de apenas 6 anos!! Outros que, nos dias atuais, os pais aprendem muito mais com os filhos. Observem comigo: a diferença temporal entre a Ditadura Militar e a Descoberta do Brasil na cabeça de um adolescente de 14 anos é zero! Acreditem em mim... sou professor e sei o que digo. Eles não têm elo algum com aquela época. Tanto quanto com a Descoberta. É passado distante. Seus pais são anciãos. Seus irmãos mais velhos, caretas pois não sabem utilizar o twitter ou não atualizam seu facebook. E isso acontece em P.G.. Renato Russo cantou sua geração: a “geração coca-cola”. Os “filhos da revolução”. E nós? Não temos uma música... As bandas de hoje tentam a todo custo produzir gosto para as novas gerações e têm que se reciclar a todo instante. Mesmo as mais antigas sucumbem à necessidade comercial direcionada às novas gerações. Enfim: o que nós temos a ver com isso tudo? Se for assim, já estamos mais que obsoletos. Estamos integrados.
Mas eu penso que não. Somos diferentes. Nós, nascidos entre 1980 e 1986 somos diferentes e temos um papel diferenciado. Nós jogamos videogame e lemos jornais. Temos orkut, twitter, facebook, blogs e até canais no youtube... mas ainda vamos ao correio enviar cartas aos nossos. Amamos o novo CD do Metallica: DeathMagnetic... mas dizemos que o melhor ainda é Master of Puppets. Gostamos de Blink 182... mas vibramos quando rola um Ramones na rádio. Assistimos Naruto... mas temos no PC todos os episódios de Caverna do Dragão. Assistimos a esses milhares de programas humorísticos sem conteúdo... mas sabemos de tudo que está acontecendo em nosso país e no mundo. Que espécie de monstro não-mitológico nós somos? Cabeça, corpo e mente diferente. “Some kind a monster”, diria Heitfield. É isso, meu amigo(a): somos a ligação entre duas gerações. Entre duas épocas que se desconhecem e que se rejeitam. Gerações que negam uma a outra. A “geração coca-cola” renega os sofismas atuais. A molecada “segue” mais a Kelly Key no twitter do que Marcelo Tas. E nós, geração de 80, estamos no meio dessa guerra. Abraçamos a todos. E é esse o nosso papel. É esse o apelo que faço a todos os dessa geração que estão lendo e lerão sempre esse blog: “não deixem o samba morrer”. Mas também “abram alas” pois há muita gente querendo passar. Nossa geração vai desaparecer em alguns anos. Se permitirmos que as novas guiem-se sozinhas nesse mundo como se não tivessem passado ou sem alguém que as segure a mão, tudo se perderá. As lutas de 60... a cultura de 70... e tudo o mais que nos fizeram o que somos. Se não fizermos nada para sobrevivermos, nossas culturas estarão separadas e seremos então como um elo perdido. Perdido para sempre... e toda uma história conosco. Um dia sim, morreremos. Você, eu, meus companheiros desse blog. Mas nós estamos deixando algo para todos... algo que não morrerá conosco... algo que manterá o elo vivo e com um endereço não perdido. O Clóvis está aqui para sempre e cumprirá meu papel. O mesmo suplico a você: não morra.


Ulisses Figueiredo.
Próxima semana, dia 22/02: "Andava revendo muito minhas ações... calculando muito meus riscos e esquecendo que essa sensação de “não saber o no que vai dar" também é muito importante." ABAIXO À MESMICE! ACIMA DOS GALHOS DA ÁRVORE SE COMPARTILHA UM LUGAR PRA VER MELHOR A LUA de Diego Sandins.

Um comentário:

  1. Não deixar o samba morrer.. ser o elo de gerações.

    Mais que gerações ser elo entre pessoas de mesma gerações.

    isso que senti lendo esse texto.

    Eu nao assito Naruto, nao atualizo facebook, mas o orkut me tras boas companhias. Assisto cavbaleiro do Zodíaco, e vej0o progrmas de humor pra gargalhar somente, ou tbm pra pensar.

    Respeito os mais velhos, mas faço com que ele me respeitem.. assim são com os mais novos.


    Dá gosto ter um amigo que escreve tão bem e ter um pouco da minha massa cefálica unida à dele.. assim como eu tenho muito da dele.

    Um influencia positiva. A inteligencia
    A vontade de modificar o mundo com o poder do pensameto, das palavras, das forças musculosas ou não.

    E nisso que eu, vc, nos ele vos.. eles acreditamos, ou deveriamos acreditar.


    preciso dizer que gostei do texto.

    bem serie formal> foi um bom texto senhor Figueiredo.

    ResponderExcluir